domingo, Junho 05, 2005

EVOLUIR COMO SER HUMANO...

Evoluir como ser humano através do sofrimento e evoluir como ser humano sem sofrimento .
É uma frase que levanta uma questão fundamental : qual é o factor necesário ao ser huamno para poder evoluir ? Será mesmo necessário sofrer para termos a mola necessária a esse desenvolvimento ?
Todos sabem que a grande maioria das pessoas que têm um acidente ou algo de muito grave acontece nas suas vidas e que implique um grande sofrimento são pessoas que , em muitos casos, modificam as suas vidas duma forma radical, quer em termos de atitude perante a vida, quer em termos de objectivos de vida. Evoluem como seres humanos, tornam-se melhores seres humanos na grande maioria dos casos. De repente apercebem-se que até aí a vida não tinha muito sentido, que existia um enorme vazio.
E tornam-se mais tolerentes, mais benevolentes, mais generosos, mais bondosos...No fundo aprecebem-se de que a sua felicidade passa e muito pela felicidade dos outros.
Houve um factor mobilis e essas pessoas acordaram para a vida através dum aumento de sensibilidade para eles próprios e para os outros .
A questão é : Porque não acordar, porque não evoluirmos como seres humanos, sem necessidade desse factor mobilis chamado sofrimento ? Não será muito mais positivo ? Não será até mais gratificante ? E não será mesmo a evolução como seres humanos o objectivo da vida ?